Como não mandar um E-mail

11 08 2008

Ou 5 maneiras de tornar um e-mail mais interessante

 

  • Quando mandam um e-mail a mais do que uma pessoa, usem SEMPRE o campo Bcc. Para aqueles que não sabem, Bcc significa Blinding Carbon Copy, e o que faz, é que esconde todos os endereços de e-mail uns dos outros, o que é bom, primeiro porque as pessoas do grupo não querem necessariamente o endereço dos outros, e segundo porque muito provavelmente também não querem que os seus endereços sejam distribuídos. Outra vantagem é quanto menos endereços forem vistos mais pequeno é o risco de serem automaticamente apanhados por spammers. E quando isso acontece, perdemos todos.

 

  • Ao invés de mandarem e-mails com video attachements, enviem apenas o link para o video. Antes de haver os sites como o Youtube, era comum as pessoas mandarem manualmente os vídeos de umas para as outras e um monte de outros ficheiros. Hoje isso não é mais necessário, simplesmente enviem o link para as pessoas clickarem nele. Isto é muito mais fácil por vários motivos. Os vossos amigos podem apenas ter acesso à Internet na escola ou no trabalho e muitas vezes nesses sítios o acesso é restrito à internet e sacar vários Mb’s não é uma opção. Alem disso, os computadores podem não ter instalados leitores que possibilitem o visionamento dos mesmos. No entanto, é muito comum esses computadores terem web browsers actualizados, portanto ver vídeos via links não deve ser um problema. Por isso esqueçam os irritantes attachements e simplesmente “linkem-nos”!

 

  • O que há com as apresentações de Powerpoint? Tenho mesmo de fazer o download deles para o meu computador para os abrir, apenas para ver que foi um completo desperdício do meu tempo? Felizmente alguns provedores de e-mail (como o Gmail) deixam-nos abrir estes ficheiros no browser e dar uma vista de olhos rápida, no entanto, muitos outros não deixam, e voltamos ao mesmo. Estou farto de receber os mesmos “.pps” uma e outra vez e ainda mais uma vez, com os gatos sorridentes, com bonitas paisagens e com questões morais… Quem faz estas coisas? Tenho a sensação que estes e-mails são os mesmos dos anos 90, circulando na Internet de e-mail para e-mail num vasto circulo de vida, ou melhor, um grande circulo de desperdício do nosso tempo. 

 

  • Urban Email Myths. Se receberem um mail que parece demasiado assustador/inacreditável para ser real, É PORQUE PROVAVELMENTE NÃO O É. A Nokia NÃO está a oferecer telefones, a Microsoft NÃO vai pagar a ninguém por reencaminhar mensagens e não existe nenhuma rapariga indiana que precisa de um transplante de um dente de elefante. Das poucas vezes que realmente li um e-mail deste tipo, precisei apenas de 10 segundos para encontrar no Google que era apenas outra fraude. Por isso, se querem que os vossos amigos acreditem em vocês de cada vez que abrem a boca, NÃO REENCAMINHEM NADA sem primeiro verificarem se é verdadeiro. E a desculpa de:  “não sei se é verdade mas quero-te dar a conhecer…” também não é valida. Se têm duvidas da veracidade, APAGUEM A MENSAGEM, não nos enviem lixo em forma de Urban Email Myths!

 

  • Mantenham os vossos e-mails curtos. Estudos mostram que o utilizador médio da Internet passa 4 segundos em qualquer pagina. Depois o interesse começa a dissipar-se… Depois temos tantas outras coisas boas para fazer on-line, é injusto tomarmos tanto tempo das pessoas com e-mails longos. Uma regra a ter em conta: Se ao reler a mensagem acharem que é comprida demais, é porque é de facto comprida para os outros a lerem também. Se for uma notícia interessante e querem que outras pessoas fiquem a saber, mandem simplesmente o link para a notícia e talvez uma breve opinião vossa. Se mandarem a história completa no e-mail… Lembram-se do que disse acerca dos 4 segundos? Certo… Isso é o tempo que uma pessoa perde para identificar um e-mail como desinteressante e marcá-lo como lido. Por isso, mandem simplesmente o link e mais algumas palavras, e deixem as pessoas se interessarem (ou não) e ler o resto.

 

Mais sugestões ou correcções são bem vindas.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: